O Ministério da Saúde divulgou nesta terça, 30/1, um balanço preocupante sobre a dengue em todo o país: nas primeiras semanas de 2024, o Brasil já registra acumulado de 217.841 casos prováveis da doença. Foram também registradas 15 mortes.
Outras 149 mortes estão sob investigação da pasta.
O ministério apresentou os números durante reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília. Segundo a Saúde, a incidência da dengue no país é de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade da doença está em 0,9%.
Leia mais:
Manaus entra em estado de alerta pela dengue; casos duplicam em uma semana
Doze cidades do Amazonas vão receber vacina contra a dengue; veja quais
A pasta também divulgou dados sobre Chikungunya no país. Nas quatro primeiras semanas de 2024, foram contabilizados 12.838 casos prováveis. Há ainda três mortes confirmadas e 11 em investigação.
A dengue e a chikungunya são as arboviroses mais comuns no país, e ambas são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. A forma mais eficaz de combater ambas as doenças é atacar os criadouros do mosquito, fiscalizando reservatórios de água parada.
Enquanto isso, o país se prepara para iniciar a vacinação contra a dengue, que deve ocorrer em fevereiro. Porém, a quantidade reduzida de doses é uma preocupação para o ministério da Saúde.
*Com informações de Metrópoles