Duas mulheres atiraram sopa neste domingo (28/01), contra o vidro blindado que protege o quadro da Mona Lisa, obra mundialmente conhecida do pintor italiano Leonardo Da Vinci. A pintura está exposta no Museu do Louvre, em Paris, capital francesa.
As duas mulheres, que vestiam camisetas da organização francesa Risposte Alimentaire (Resposta Alimentar, em português), protestaram pelo direito à alimentação:
“O que é mais importante? A arte ou o direito a uma alimentação saudável e sustentável? (…) Nosso sistema agrícola está doente, nossos agricultores estão morrendo no trabalho”, perguntaram as manifestantes em francês diante da obra de arte mais famosa do mundo.
Leia também:
Homem de 46 anos come baiacu e morre envenenado, no Espírito Santo
Turnê: Michelle Bolsonaro e Damares farão palestras nos Estados Unidos durante o carnaval
Em um comunicado enviado à agência de notícias AFP. O grupo (Risposte Alimentaire) descreveu o lançamento de sopa como “o tiro de largada de uma campanha de resistência civil, com uma reivindicação clara que beneficia a todos: a segurança social de uma alimentação sustentável”.
Nos últimos anos tem se tornado comum o uso de artes famosas para se chamar atenção para uma determinada pauta, nesses casos quase sempre os protestos estão ligados ao tema das mudanças climáticas.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
*Com informações de Informoney e Meio Norte