Neste sábado (27/01), um asteroide recém-descoberto, 2024 BJ, passará próximo da Terra em uma distância menos que a média entre a Terra e a Lua. O fenômeno será transmitido ao vivo pelo Virtual Telescope Project, às 10h15 (horário de Brasília).
Os astrônomos detectaram o asteroide em 17 de janeiro e divulgaram oficialmente no dia seguinte. Segundo eles, o asteroide tem cerca de 37 metros de tamanho e passará bem próximo da Terra de forma segura.
Antes de sua aproximação, o 2024 BJ passará perto da Lua às 7h e em seguida passará perto do nosso planeta a uma velocidade estimada de 22.850km/h, segundo o Virtual Telescope.
O 2024 BJ foi classificado como um asteroide do tipo Apollo, possui uma órbita que cruza a da Terra e atinge seu ponto mais próximo do Sol antes de se estender em direção ao cinturão de asteroides.
Leia mais
Pesquisa aponta que reservas subterrâneas de água estão acabando
Polícia voluntária do México recruta crianças após onda de sequestros
Segundo os cientistas, a Terra está segura de asteroides catastróficos, chamados de “exterminadores de planetas”, pelo menos pelos próximos mil anos. No caso improvável de um asteroide desconhecido e ameaçador se aproximar, os cientistas têm planos para lidar com tal catástrofe, incluindo a tentativa de desviá-lo com foguetes ou detonação com armas nucleares.
Através do canal do YouTube será transmitido ao vivo o momento exato: