A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou seis editais para os programas Ciência na Escola na Escola (PCE), Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP-CT&I), Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e Apoio a Projetos de Pesquisa e Extensão em Áreas Estratégicas para o Estado do Amazonas – PEX/CT&I.
Os investimentos somam R$ 49 milhões para contemplar 800 projetos, aproximadamente, e mais de 5 mil bolsas concedidas pelo Estado, distribuídas entre estudantes e professores dos vários níveis de educação.
As propostas devem observar os prazos de envio dos formulários, que devem ser apresentadas em formato online específico e enviadas via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam – SigFapeam, disponível no site da instituição.
Leia mais:
Amazonas Meu Lar: Governo do AM convoca 6 mil pré-cadastrados para correção de dados
República de Malta sinaliza interesse na bioeconomia amazônica
Já nos programas de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic-AM) e Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), as cotas de bolsas concedidas pela Fapeam são repassadas para as instituições de ensino e pesquisa do Amazonas.
A diretora-presidente da Fundação, Márcia Perales, explica como funcionam as candidaturas dos interessados.
“É uma concorrência pública e direcionada para objetivo de cada um dos editais. Todo o sistema acontece de forma online na plataforma da Fapeam e segue um curso até nós chegarmos ao final de um processo de análise, de enquadramento, em que os projetos por mérito serão contratados”, afirmou Perales.
Os editais estão disponíveis na página www.fapeam.am.gov.br. Serão apoiados professores e estudantes da educação básica, alunos da graduação e em níveis de mestrado e doutorado, além de projetos destinados à popularização da ciência, pesquisa e extensão, a serem desenvolvidos na capital e interior do Estado.
*com informações da assessoria