O Governo do Distrito Federal (GDF) declarou situação de emergência no âmbito da saúde pública em meio a uma explosão de casos de dengue. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (25) em edição extra do Diário Oficial do DF.Diante da iminente ameaça de uma possível epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, incluindo dengue, zika, Chikungunya e febre amarela, o decreto concede autoridade ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para adotar medidas administrativas urgentes. Isso inclui a aquisição de insumos, materiais e a contratação de serviços essenciais para conter a propagação dessas enfermidades.
Leia mais:
Doze cidades do Amazonas vão receber vacina contra a dengue; veja quais
Dengue explode no Brasil no começo de 2024: AM é um dos estados com alta da doença
O decreto vai perdurar enquanto a situação sanitária causada por arboviroses no Distrito Federal não for estabilizada.
No início de 2024, o Distrito Federal testemunhou um alarmante aumento de 646% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano anterior. Um total de 17.150 ocorrências suspeitas da doença foram registradas nas três primeiras semanas, com 16.628 delas classificadas como casos prováveis pela Secretaria de Saúde. Em contraste, em 2023, houve apenas 2.154 casos prováveis da doença.
Os dados do boletim epidemiológico destacam a preocupante distribuição dos casos, com a região administrativa da Ceilândia liderando com 3.963 casos, seguida por Sol Nascente/Pôr do Sol (1.110), Brazlândia (1.045) e Samambaia (997). Três óbitos relacionados à doença já foram confirmados em 2024.