O departamento francês de Lot-et-Garonne está no centro da mobilização dos agricultores furiosos que, nesta quarta-feira (24/1), insatisfeitos com uma reunião na prefeitura de Agen, atearam fogo em frente aos portões do prédio.
Muitos agricultores do maior produtor agrícola da União Europeia enfrentam dificuldades financeiras e dizem que seus meios de subsistência estão ameaçados, pois os varejistas de alimentos estão aumentando a pressão para baixar os preços após um período de alta inflação.
“Nossos custos continuam aumentando e isso não é levado em conta no que nos é pago”, disse o produtor de leite Pascal Le Guern em um bloqueio de estrada em Plouisy, na Bretanha, no oeste da França.
Desde as primeira horas do dia, os manifestante começaram com o despejo de estrume em um Mac McDonald’s e incendiaram uma bandeira europeia. A loja, ficou completamente suja, confira:
Veja também:
VÍDEO: Avião de carga derrapa, quebra ao meio e fere pelo menos oito pessoas, na Índia
Israel e Hamas cogitam trégua de um mês e libertação de reféns
Em frente à prefeitura de Lot-et-Garonne, pneus e feno em chamas em protesto que devem continuar enquanto as exigências não forem atendidas, representando o primeiro grande desafio para o novo primeiro-ministro, Gabriel Attal.
“Esperávamos mesmo ter sinais, alguma coisa. Para que a gente se acalme. Infelizmente entramos e viemos saímos da mesma forma que entramos”, disse o agricultor, José Pérez.
Em continuidade aos protestos, os agricultores também cobriram a praça, as fachadas e a grade com lama, antes de atirarem fogos de artifício e atearem fogo aos pneus colocados em frente ao prédio. Eles já manifestaram a intenção de permanecer na prefeitura, de acordo com a mídia local.
🔴 Devant la préfecture du Lot-et-Garonne pic.twitter.com/TMSwH92LWJ
— Gaston Lefranc (@GastonLefranc) January 24, 2024
*com informações France Info