Um corredor morreu em Caruaru, no agreste de Pernambuco, após passar mal durante uma prova. Dorgival Celerino do Nascimento, de 50 anos, faleceu nesta quarta (24/1), após complicações causadas por rabdomiólise, síndrome que pode deixar o xixi do paciente preto.
Dorgival começou a passar mal no domingo, 21, enquanto participava de uma corrida cujo trajeto era de 14 quilômetros na cidade de Gravatá. No trecho em que passava pela Serra das Russas, ele se sentiu mal e precisou de atendimento médico.
Leia mais:
VÍDEO: Vocalista da banda Calcinha Preta sofre acidente em academia
Amazonas tem 69 casos de Rabdomiólise
O corredor deu entrada em uma unidade de saúde de Gravatá. No dia seguinte, 22, precisou ser transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. A unidade informou que Dorgival deu entrada com um infarto e foi encaminhado para a UTI, onde permaneceu em estado grave.
Segundo o HRA, ele apresentava sinais de rabdomiólise: esta doença pode ser causada por exercício físico em grande volume. Casos dela têm aparecido na mídia nacional.
Em outubro do ano passado, a influenciadora Kamila Rigobeli foi diagnosticada com rabdomiólise e chegou a ficar um mês numa UTI depois de se sentir mal ao realizar uma aula de spinning. Após a aula, a influenciadora notou que sua urina estava preta, o que a fez procurar um pronto-socorro. Uma lesão grave em seu quadríceps, região superior da coxa, desencadeou o quadro de rabdomiólise.
*Com informações de Metrópoles