Um ataque ostensivo com mísseis da Rússia, atingiu nesta terça-feira (23/1) Kiev e Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, ferindo várias pessoas, inclusive crianças, e danificando edifícios residenciais em ambas as cidades, bem como um gasoduto.
Moradores da cidade de Kiev procuraram abrigo no metrô, que serve como um bunker gigante, durante o ataque que deixou sete pessoas feridas nos distritos de Solomianskyi e Sviatoshynskyi, disse o prefeito, Vitali Klitschko, no aplicativo de mensagens Telegram, acrescentando que vários apartamentos foram incendiados no ataque.
Veja também:
VÍDEO: Deslizamento de terra deixa ao menos dois mortos e 47 soterrados, na China
VÍDEOS: Tempestade Isha suspende serviços de transporte e eletricidade no Reino Unido
Um edifício não residencial no distrito de Pechersk, na capital, foi danificado, disse uma autoridade. Popko disse que vários carros pegaram fogo em Sviatoshyn, a oeste do centro da capital.
Ihor Terekhov, prefeito da cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, disse que a Rússia também teve como alvo sua cidade.
“Eles estão atingindo Kharkiv novamente. Já houve várias explosões”, disse ele no Telegram.
Um edifício residencial foi atingido na cidade de Kharkiv, disse Oleh Sinehubov, governador da região.
“Há pessoas sob os escombros”, disse ele no Telegram.
Veja o vídeo em que socorristas trabalham para para resgatar moradores:
O presidente da Ucrância, Volodymyr Zelensky, se manifestou pelo X (antigo Twitter), e afirmou que a operação de resgate continua após outro ataque russo, o que denominou como um “ato de terror deliberado” contra prédios de apartamentos comuns em Kiev, Kharkiv e Pavlohrad.
“Até agora, 22 pessoas ficaram feridas em Kiev, 5 morreram e 51 ficaram feridas em Kharkiv, incluindo quatro crianças. Sete pessoas foram resgatadas dos escombros. Em Pavlohrad, o terror russo matou uma pessoa. Minhas condolências aos familiares e amigos das vítimas”, escreveu.
A polícia da cidade disse que um gasoduto estava em chamas como resultado do ataque, e crianças estavam entre as várias pessoas feridas.
*com informações CNN