O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (22/1), um alerta de “perigo” e de “perigo potencial” para risco de chuvas intensas em quase todo o território nacional.
A previsão é de chuva intensa durante a segunda e a terça-feira (23), em determinadas áreas de estados como Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. O volume pode chegar a 100 milímetros em um dia, com ventos de até 100 km/h.
Leia mais:
Bombeiros identificam 11 pessoas mortas pelas chuvas no RJ
Ano de 2023 é o mais quente da história e deixa planeta perto de abismo climático
O alerta permanece até sexta-feira (26) para partes de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, que vão enfrentar temporais de 30 a 60 mm, com ventanias de 60 a 100 km/h, segundo o Inmet.
Determinadas regiões dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e todo o Distrito Federal têm perigo potencial para chuvas intensas. Nessas áreas, o volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros em um dia, com ventos de até 60 km/h.
*Com informações de Metrópoles