O incêndio ocorrido no começo da tarde deste sábado, 20/1, na comunidade Bairro do Céu, no Centro, Zona Sul de Manaus, deixou ao todo 278 pessoas desabrigadas. As chamas destruíram cerca de 30 casas.
Os dados são do cadastro feito pela Prefeitura de Manaus até às 17h40 deste sábado. Ninguém ficou ferido, mas a maioria das vítimas perderam todos os bens devido ao incêndio.
Desde o início da tarde, equipes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Defesa Civil municipal, e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), estão realizando o atendimento às vítimas.
Leia mais:
VÍDEOS: incêndio de grandes proporções atinge casas na zona Sul de Manaus
Avenidas de Manaus devem sofrer intervenções para obras no domingo, 21/1. Saiba quais.
Após a contenção do incêndio, as famílias atingidas foram alocadas no Santuário Nossa Senhora Aparecida, nas imediações da área atingida, para realizar o cadastro e a contabilização de pessoas afetadas. Após a avaliação dos cadastros, será possível determinar os benefícios que serão destinados às famílias. De imediato, todas receberão cesta básica e colchões, segundo a prefeitura.
Uma guarnição da Guarda Municipal de Manaus (GMM) também foi acionada para dar apoio às ações da Prefeitura de Manaus em apoio às famílias.
Como ajudar
A Mocidade Independente de Aparecida disponibilizou a quadra da escola para abrigar as pessoas que perderam moradia no incêndio. No local, equipes estão recebendo doações de roupas, calçados, alimentos e lençóis.
Além disso, as pessoas também podem levar doações para o Santuário Nossa Senhora Aparecida: salas da igreja foram separadas para receber os itens.
*Com informações de G1.