O Japão se tornou nesta sexta-feira (19/01) a 5ª nação do mundo a pousar na Lua, afirmou a Agência Espacial Japonesa (Jaxa), ao anunciar momento histórico do país com o pouso do modulo lunar, da missão Moon Sniper.
Juntamente com os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia agora o Japão faz parte dos primeiros países a alcançarem esse marco.
O módulo lunar, teve alguns problemas técnicos durante a descida na lua e não está gerando eletricidade através de seus painéis solares, mas está se comunicando com a Terra. Veja a projeção da Nasa no vídeo:
🚨🚀🇯🇵Japan,s moon landing
Today, Japan joins only 5 other countries to touch down on the moon.
Japan’s “Moon Sniper” embarked on a landmark mission, aiming to mark the nation as the third this century to achieve a lunar landing.Source: CNN#Japan #japanese #moonlanding… pic.twitter.com/BQlmiHz76J
— EUROPE CENTRAL (@europecentrral) January 19, 2024
Isto significa que a sonda agora depende inteiramente de suas baterias, que devem durar por apenas algumas horas.
Veja também:
VÍDEO: Coreia do Norte condena dois adolescentes por assistirem programa sul coreanos
VÍDEO: Voo em Miami pega fogo e faz pouso de emergência
A sonda foi projetada com ajuda de empresa que criou brinquedos dos Transformers. O auxílio foi dado pela Takara Tomy porque a Jaxa queria reduzir o peso e o tamanho do equipamento que enviaria à Lua.
O módulo de pouso vai tentar entrar em cratera para acessar a camada interna da Lua, de acordo com professor da Universidade de Tóquio especializado em exploração lunar e planetária.
“As rochas expostas são cruciais para a investigação sobre a origem da Lua e da Terra”, disse Tomokatsu Morota, à AFP.
A missão também quer entender o mistério sobre a possível presença de água no satélite, fator-chave para a eventual construção de bases lunares.
“A possibilidade da comercialização lunar depende da existência de água nos polos”, afirmou Morota.
*com informações UOL