A agência de espionagem da Coreia do Sul, o Serviço Nacional de Inteligência (NIS) afirmou, que a filha do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, é a sua sucessora “mais provável”.
De acordo com a agência, o líder norte-coreano é extremamente reservado sobre sua família, inclusive Ri Sol Ju, sua esposa, foi mantida em segredo por um período após o casamento – ela só fez sua primeira aparição pública em 2012, apesar da imprensa sul-coreana afirmar que eles se casaram em 2009 e tiveram seu primeiro filho em 2010.
Ri Sol Ju é também considerada a mãe de Kim Ju Ae, que nasceu alguns anos depois e só teve a sua existência revelada quando o astro aposentado do basquete americano Dennis Rodman fez uma polêmica viagem à Coreia do Norte.
Rodman disse que passou um tempo com a família de Kim, relaxando à beira-mar e “segurando o bebê”, a quem chamava de Ju Ae.
Veja mais:
Líder coreano Kim Jong-un já teve passaporte brasileiro na década de 1990
Kim Jong-un cobra produção maior de lançadores de mísseis
Segundo estudiosos de política, a imprensa norte-coreana apenas “a reconhece como filha de Kim Jong Un, sem mencionar seu nome ou idade”, diz Fyodor Tertitskiy, pesquisador da política na Universidade Kookmin, em Seul.
“Nada mais é conhecido, pelo menos publicamente”, acrescenta.
Revelações da NIS
O NIS afirmou a políticos sul-coreanos, em uma reunião privada no ano passado que Kim Ju Ae nunca esteve matriculada em um estabelecimento de ensino oficial e estava sendo educada em casa em Pyongyang.
A agência também disse que alguns de seus hobbies eram andar a cavalo, nadar e esquiar. Uma das pessoas que participaram do briefing revelou mais tarde aos repórteres que Kim Jong Un estava especialmente satisfeito com suas habilidades de equitação.
O NIS afirmou ainda que ela tinha um irmão mais velho e um irmão mais novo cujo sexo a agência não confirmou. Eles nunca foram vistos em público.
Linhagem Kim
Desde a fundação da Coreia do Norte em 1948, o país tem sido governado por membros masculinos da família Kim. Se um dia Kim Ju Ae substituir seu pai, ela será a primeira mulher a liderar o país.
há também outro potencial candidato à sucessão de Kim Jon Un, a irmã do líder, Kim Yo Jong, que recebeu a sua primeira menção oficial nos meios de comunicação estatais em março de 2014. Ela ocupa um cargo importante no governante Partido dos Trabalhadores da Coreia.
De acordo com o professor da Universidade de Oxford e especialista no assunto, por ser a irmã mais velha, a experiência contaria como vantagem.
“Ela é muito mais velha que Kim Ju Ae e obviamente tem muito mais experiência na política norte-coreana”, diz ele.
“Então, seja a filha ou a irmã, ambas podem ser mulheres, mas ter uma Kim é a coisa mais importante.”, ressalta.
*com informações BBC