Devido à alta precipitação na região da Regência de Murung Raya, província de Kalimantan Central, Indonésia, os últimos dias resultaram em inundações catastróficas, que alagaram vários pontos da cidade de Puluk Cahu.
“Todas as estradas estão quase paralisadas. “Como a vazão de água é bastante elevada, também se prevê que as enchentes sejam causadas pelo transbordamento do rio Barito e isso é o pior”, disse Joko, morador da cidade de Puruk Cahu, quarta-feira (17/01).
Kondisi terkini di beberapa titik kodisi banjir di Puruk Cahu pic.twitter.com/isenhahFk4
— FPMKI (@InfoFPMKI) January 18, 2024
Com base em dados da Agência Regional de Gestão de Desastres (BPBD) local, na quarta-feira (17/01) o nível da água no Rio Barito atingiu 9,20 metros.
“Por enquanto, a informação às 6h00 de hoje era que o nível da água era de 9,20 metros, claro que várias zonas da cidade e aldeia foram inundadas”, disse o Relações Públicas da BPBD.
Veja também:
VÍDEO: Homem fica preso em banheiro durante 100 minutos em voo na Índia
VÍDEOS: Baixas temperaturas nos EUA geram cenas surpreendentes na internet
O órgão também informou que tem ido a locais propensos a inundações para prestar serviços aos residentes afetados, e apelou ao público para aumentar a vigilância para lidar com as atuais condições meteorológicas extremas.
“Esperamos que o público aumente a sua vigilância, especialmente em seus respectivos ambientes. Casas em boas condições, cabos elétricos e monitoramento das atividades das crianças para que não aconteçam coisas que não queremos”, afirmou.
Segundo informações do local, a enchente também submergiu vários pontos da cidade de Puruk Cahu, como Jalan Jenderal Sudirman, Ilha Basan, Ahmad Yani, Bondang, Temanggung Silam, Jalan Ais Nasution e a estrada estadual que atravessa Puruk Cahu-Muara Teweh.
*com informações Tulah