O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), revelou nesta quarta-feira (17/01), que foi alvo de novo ataque difamatório na internet, com uso da plataforma Google, o maior buscador da web.
Segundo nota da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus, as buscas pelo nome do prefeito levavam a um conteúdo criado pelos criminosos (backlink), em que ele é identificado como ex-prefeito de Manaus.
Além disso, um trabalho orquestrado, com uso de automação simultânea, impulsionou conteúdo difamatório, que tenta ligar o prefeito a um caso já desmentido desde as eleições de 2020. A manipulação foi denunciada à plataforma e as autoridades responsáveis estão atuando para remover o conteúdo, assim como identificar os autores.
Leia mais:
Caso de aúdio manipulado por IA envolvendo David Almeida será referência para TSE contra fake news
‘É uma armação para me colocarem contra os professores’, diz David Almeida sobre áudio fake
A Procuradoria Geral do Município (PGM) se prepara para adotar as medidas legais cabíveis, para identificar os autores que estão por trás da ação, assim como exigir da plataforma a remoção de resultados de buscas intencionalmente potencializadas, para surgirem entre as primeiras no ranking do Google.
Esse não foi o primeiro ataque difamatório ao prefeito. No final do ano passado, um áudio fraudulento, produzido com uso de Inteligência Artificial (IA), foi veiculado em grupos de whatsapp, com o intuito de denegrir a imagem de David Almeida. O ato criminoso foi imediatamente denunciado à Polícia Federal no Amazonas, que instaurou inquérito e investiga o caso.