Países nórdicos, como a Noruega desde os primeiros dias do ano enfrentam as mais baixas temperaturas já registradas, em mais de 100 anos, onde algumas áreas chegaram a medir – 40-50 °C.
No último dia 09/01, a capital Oslo bateu um recorde de temperatura negativa onde registrou -31.1ºC, a menor em 150 anos. Veja as imagens registradas no dia:
Com a continuidade do frio nórdico, animais que tentaram passear na neve acabaram perdendo a força de locomoção e ficaram congelados, como mostram imagens registradas e divulgadas nas redes sociais. Confira:
Leia também:
VÍDEO: Explosão de fábrica de fogos de artifício na Tailândia mata cerca de 20 pessoas
Princesa de Gales fica internada após cirurgia no abdômen e pede privacidade em recuperação
Frio extremo
De acordo com a página de meteorologia, o frio extremo na Noruega e nos restantes países nórdicos (principalmente Finlândia e Suécia), provocou alguns transtornos, mesmo junto de comunidades que estão muito bem preparadas para este tipo de eventos.
Para além de algumas estradas cortadas, devido ao acúmulo de gelo e neve, ocorreu também o fechamento de algumas estações de esqui. A atividade de pastoreio de renas, também típica nos países afetados, foi drasticamente reduzida já que os pastores enfrentavam uma sensação térmica na ordem dos -46°C!
Esse patamar de temperaturas baixas está enquadrado em uma onda de frio que tem assolado Norte da Europa nas últimas semanas. No Norte da Suécia, por exemplo, na no início de janeiro, foi registrada uma temperatura de -43,6°C, um mínimo histórico na região, pelo menos nos últimos 25 anos.
*com informações Meteored