O empresário Bill Gates, cofundador da Microsoft, participou nesta terça (16/01) de uma reunião de meia hora com a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, para falar sobre a COP30, que será realizada no Brasil em 2025.
A audiência foi um pedido do bilionário da tecnologia. A ministra afirmou que Gates quer visitar o Brasil antes da COP 30 para conhecer os projetos de biodiversidade do país. Nessa conversa de apresentação, Marina falou sobre os programas brasileiros e biodiversidade.
O bilionário falou de sua fundação e se mostrou disposto a entender a agenda ambiental da ministra, que está em Davos para o Fórum Econômico Mundial representando o governo brasileiro.
Leia mais:
Marina Silva diz que exploração de petróleo na Amazônia é uma “decisão de governo”
Marina Silva defende criação de teto para exploração de petróleo
Segundo fontes, Gates também considerou a pauta apresentada pela ministra sobre destinação de recursos de filantropia à comunidades tradicionais indígenas.
Eles conversaram sobre transição energética e o bilionário reforçou o seu discurso de defesa dos investimentos em adaptação para os países alcançarem as metas de emissões zero de carbono.
A ministra apresentou os destaques da agenda ambiental brasileira, falou sobre as ações de combate ao desmatamento e sobre a realização da COP30 em Belém, no Pará, em 2025.
Gates se interessou pela realização da cúpula, mas segundo fontes, a visita ao Brasil poderia acontecer antes do evento.