Nesta sexta-feira (12/01), equipes de resgate da China estão fazendo uma operação após um acidente em uma mina de carvão na cidade de Pingdingshan, na província central de Henan, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
De acordo com a agência de gerenciamento de emergências da cidade, das 45 pessoas que estavam no local, 8 morreram e 15 estão desaparecidas. As equipes de resgate conseguiram contato com as outras 22, segundo a Xinhua.
“Um total de 425 pessoas trabalhava sob o solo quando o acidente ocorreu, e 380 delas foram retiradas da mina”, afirmou a agência.
Leia mais
VÍDEO: Tubarão caça arraia perto de banhistas na Colômbia
Itamaraty mantém assistência a 14 brasileiros na Faixa de Gaza
Investigações preliminares apontam que o acidente ocorreu por volta das 2h55, no horário local, devido a uma explosão de carvão e gás na mina, propriedade da Pingdingshan Tianan Coal Mining.
A Xinhua informou ainda que autoridades locais iniciaram as operações de resgate, e que as investigações sobre as causas do acidente também estão em curso.
Segurança nas Minas de Carvão
Acidentes em minas de carvão, infelizmente, não são incomuns na China, onde as normas de segurança muitas vezes são negligenciadas em prol da produtividade e lucro. Esse novo incidente acrescenta-se a uma longa lista de tragédias que têm marcado essa indústria nos últimos anos, instigando um exame mais acurado acerca das condições de trabalho nas minas do país.
À medida que a busca pelos mineiros desaparecidos avança, parentes e entes queridos aguardam com angústia por notícias, nutrindo esperanças de que seus entes queridos estejam vivos e bem. A situação realça ainda mais a necessidade urgente de maiores investimentos em segurança e protocolos de emergência para evitar que tais tragédias continuem ocorrendo.
*Com informações de CNN