O vice-prefeito do município de Borba, no interior do Amazonas, José Pedro Freitas Graça, vai assumir a prefeitura do município em virtude da nova prisão de Simão Peixoto. Investigado em operação da Polícia Federal, Peixoto se apresentou na terça, 9/1, e passou por audiência de custódia, na qual a Justiça decidiu por manter sua prisão.
Peixoto é alvo da Operação Voz do Poder, que apura a manipulação de testemunhas em investigação sobre desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar no ano de 2020, durante a pandemia do Covid-19.
Leia mais:
Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão do prefeito Simão Peixoto
PF prende prefeito de Borba, Simão Peixoto, por manipulação de testemunhas
A Câmara Municipal de Borba informou nesta quinta, 11/1, que José Pedro Freitas Graça deve assumir a prefeitura do município em uma sessão extraordinária solene marcada para a segunda-feira (15).
No momento, a Câmara está em recesso parlamentar, mas a casa legislativa informou que iniciou os trâmites administrativos para dar posse a Graça.
O mandado de prisão preventiva contra Peixoto incluía também o afastamento das funções públicas por um período de 180 dias, além da execução de outras diligências necessárias para a coleta de provas.
Segundo as investigações da PF, os kits de merenda escolar fornecidos não continham ou possuíam uma quantidade muito reduzida de carne de boi, o que diferia significativamente do volume contratado. Além disso, foi constatada a ausência de charque nos kits, indícios de falsificação nos recibos de entrega e possíveis pagamentos sem comprovação documental. E Peixoto também teria tentado influenciar testemunhas para atrapalhar as investigações do caso.
*Com informações de G1