Nesta quarta-feira (10/01), o governo federal divulgou o valor da taxa da inscrição para o “Enem dos concursos”. O valor será de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para vagas de nível superior. Importante ressaltar que estão dispensados do pagamento os candidatos cadastrados no CadÚnico, quem cursa ou já cursou faculdade pelo Fies ou com bolsa do ProUni e doadores de medula óssea.
Foram estabelecidos oito blocos temáticos para inscrição de candidatos, cada um com vagas específicas. A distribuição é a seguinte:
- Infraestrutura, Exatas e Engenharias com 727 vagas.
- Tecnologia, Dados e Informação com 597 vagas.
- Ambiental, Agrário e Biológicas com 530 vagas.
- Trabalho e Saúde do Servidor com 971 vagas.
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com 1.016 vagas.
- Setores Econômicos e Regulação com 359 vagas.
- Gestão Governamental e Administração Pública com 1.748 vagas, e Nível Intermediário com 692 vagas.
O que muda é que os interessados não vão mais se inscrever para órgãos específicos. Entidades como o IBGE, por exemplo, podem ter vagas em mais de um bloco.
Candidatos poderão concorrer a todos os cargos dentro do bloco temático escolhido. Para isso, eles terão que especificar a ordem de preferência que desejam.
As inscrições iniciam no dia 19 de janeiro e segue até 9 de fevereiro. Uma única inscrição valerá para selecionar os candidatos para mais de um órgão.
Leia mais:
Concurso Inmetro: Inscrições são prorrogadas; saiba mais
Primeiro voo experimental com 100 % de combustível sustentável vai de Londres a Nova Iorque
As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades brasileiras, com divulgação final dos resultados agendada para 30 de julho. O concurso terá a Fundação Cesgranrio como banca responsável pelos exames.