A prefeitura de Cabo Frio (RJ) nomeou no dia 5 de janeiro de 2024, Márcio Lima Sampaio, filho da ministra da Saúde, Nísia Trindade, como secretário da Cultura do Município. A nomeação de Márcio foi publicada no Diário Oficial de Cabo Frio e levantou comentários sobre a relação com verba de R$ 55 milhões enviada por Trindade à prefeitura no dia 5 de dezembro de 2023, exatamente um mês antes da nomeação do filho.
A verba foi direcionada por meio da portaria GM/MS nº 2.169 e foi divulgada pela prefeitura. O Ministério da Saúde diz que a ministra não teve nenhuma relação com a nomeação do filho para secretário de Cultura de Cabo Frio.
A pasta também afirma que a verba para Cabo Frio teve origem na administração anterior e foi atendida seguindo critérios técnicos, assim como as demandas de outras cidades. Entre as cidades que receberam os recursos para saúde, quatro são do Amazonas.
Ao total, foi destinado R$ 103 milhões em recursos a 14 municípios. Metade dos recursos ficaram com Cabo Frio.
Leia mais:
Lula se reúne com ministro das Relações Exteriores para tratar sobre crise no Equador
Ministro da Defesa admite “indisciplinados”, mas nega que Forças Armadas queriam golpe
Cidades que receberam da portaria do Ministério da Saúde
A prefeitura de Cabo Frio também diz que a indicação de Márcio Sampaio não teve relação com a ministra. Diz que foi escolhido para o cargo “por ser uma pessoa qualificada, jovem e envolvida com a classe cultural”.
Em nota, a prefeitura afirma que “a prefeita Magdala Furtado levou em consideração a proximidade de Sampaio com o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o que vai ajudar o município a levar mais projetos e atrair recursos para Cabo Frio”.
A prefeitura também informou que os recursos serão investidos em redes de urgência e emergência, rede hospitalar, serviços de reabilitação, atenção materno-infantil, atenção psicossocial e atenção ambulatorial.
Nomeação do filho de Nísia
Em nota, o Ministério da Saúde informa que “a Pasta não teve nenhuma relação com a nomeação de Márcio Lima Sampaio, filho da ministra Nísia Trindade, para o cargo de secretário de cultura de Cabo Frio”.
A nota ainda atribui fala de Nísia:
“Não tive nenhuma relação com o convite feito pela prefeita Magdala Furtado, de Cabo Frio, a meu filho Márcio Sampaio. Nessa oportunidade aproveito para, na condição de mãe, falar da minha satisfação ao ser comunicada pelo meu filho desse convite e de sua aceitação”.