Nas redes sociais, circulam vídeos de moradores de Pacaraima, interior de Roraima, que sentiram um tremor de terra na noite de sábado, 6/1. Nos vídeos, eles mostram paredes de casas rachadas e houve queda de energia elétrica após o terremoto.
Pacaraima fica na fronteira entre Brasil e Venezuela. Veja abaixo:
Leia mais:
Criança de 10 anos é espancada pelo próprio tio com golpes de sandália, em Roraima
Terremoto de magnitude 5,7 atinge região central do México
O tremor de terra aconteceu por volta das 20h50. Esse horário coincide com um terremoto de magnitude de 4,7 na escala Richter, ocorrido nesse sábado na Vila Surumu, em Pacaraima, segundo a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas (Funvisis).
A 15 km de profundidade, o terremoto ocorreu ao sudeste de Santa Elena de Uairen, na Venezuela, cidade-gêmea de Pacaraima, segundo informações do Funvisis. No entanto, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, que monitoram a atividade sísmica de todo Brasil, não registraram nenhum terremoto no período.
O tremor também foi sentido levemente por moradores dos municípios de Amajari e Normandia, localizados ao Norte de Roraima, assim como Pacaraima. Há relatos até de pessoas que o sentiram na capital Boa Vista, a 215 km de Pacaraima.
Tanto o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima quanto a Defesa Civil informaram que não houve registros de nenhuma ocorrência referente ao abalo sísmico.
O risco do Brasil sofrer terremotos de grande escala é muito baixo. Os tremores em território brasileiro ocorrem principalmente no Nordeste e nunca causaram grandes danos.
*Com informações de G1