A partir desta segunda-feira (8/1), gestos nazistas, exibição ou venda de símbolos associados a grupos terroristas passam a ser proibidos na Austrália.
As leis que entraram em vigor no continente começam a punir, com prisão até 12 meses, quem realizar publicamente a saudação nazi, exibir a suástica nazi ou a runa de sinal duplo associada ao grupo paramilitar Schutzstaffel (SS), o que é válido para a venda e o comércio destes símbolos, que estão igualmente proibidos.
“O que acontece é que quando levantamos o braço numa saudação nazi, estamos a traçar um paralelo direto entre as nossas ações e as do regime nazi, da Alemanha nacional-socialista dos anos 30 e 40, responsável pelo Holocausto, pela morte de seis milhões de pessoas”, comentou o sociólogo político e professor associado da Universidade Deakin, Josh Roose.
Leia também:
VÍDEO: EUA lança foguete com 265 cápsulas de restos humanos
VÍDEO: Hospital da Alemanha pega fogo, quatro pessoas morrem e várias ficam em estado grave
Introduzida em junho e aprovada em dezembro, a lei assumiu um novo significado no meio de um aumento do anti-semitismo e da islamofobia após o ataque de 7 de outubro pelo Hamas, em que cerca de 1.200 pessoas foram mortas e 240 feitas reféns, segundo autoridades israelenses.
*com informações CNN