Nesta sexta-feira (05/01), a Marinha da Índia resgatou uma tripulação de um navio cargueiro que transportava minério brasileiro, após uma tentativa de sequestro no Mar da Arábia na quinta-feira (04/01).
Um navio de guerra da Marinha indiana interceptou o graneleiro MV Lila Norfolk, de bandeira liberiana, menos de um dia após receber um alerta de que a embarcação havia sido alvo de sequestradores a cerca de 460 milhas náuticas (850 km) da Somália.
Seis pessoas armadas abordaram o navio, de acordo com um relatório recebido pela agência UK Maritime Trade Operations, a tripulação havia se escondido na cidadela do navio, espaço onde costuma ser equipado com meios de comunicação e suprimentos.
A Marinha ainda ressaltou que todos os 21 tripulantes, incluindo 15 indianos, foram retirados, um navio de guerra estava ajudando a restaurar a energia para que o veículo pudesse retornar sua viagem.
Leia mais
Tribunal da Itália absolve Maradona de evasão fiscal
Líbano faz queixa na ONU após assassinato de líder do Hamas
Segundo dados do terminal da LSEG, uma empresa de infraestrutura de mercados internacionais, o navio partiu do porto de Açu, no norte do Rio de Janeiro e tinha como destino Khalifa bin Salman, no Bahrein, de acordo com a empresa britânica de segurança marítima Ambrey.
Não ficou claro até o momento quem é o dono da carga. A Anglo American, que exporta minério de ferro pelo porto, não comentou o assunto. A Marinha indiana aumentou a vigilância no Mar da Arábia após os recentes ataques na região.
“A tentativa de sequestro pelos piratas foi provavelmente abandonada com o aviso vigoroso da Marinha indiana, aeronave de patrulha marítima, de interceptação por um navio de guerra da Marinha indiana”, destacou a Marinha em um comunicado.
#IndianNavy’s Swift Response to the Hijacking Attempt of MV Lila Norfolk in the North Arabian Sea.
All 21 crew (incl #15Indians) onboard safely evacuated from the citadel.Sanitisation by MARCOs has confirmed absence of the hijackers.
The attempt of hijacking by the pirates… https://t.co/OvudB0A8VV pic.twitter.com/616q7avNjg
— SpokespersonNavy (@indiannavy) January 5, 2024