O presidente da China, Xi Jinping, surpreendeu ao abordar publicamente as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país em 2023. A declaração foi dada durante o seu discurso neste domingo (31/12), na véspera de Ano Novo.
“As empresas da China estão em dificuldades e os candidatos a emprego têm dificuldade em encontrar trabalho”, disse.
Esta é a primeira vez que Xi menciona desafios econômicos nas suas mensagens anuais de Ano Novo desde que começou a transmiti-las em 2013. Isto surge num momento crítico para a segunda maior economia do mundo, que debate o aumento do desemprego e a confiança empresarial abalada.
Leia mais
Orçamento de cidade vencedora da Mega é 5 vezes menor que prêmio
Cano é eleito “Rei da América” e Diniz é escolhido melhor técnico do continente
“Tudo isso permanece em minha mente”, disse Xi em comentários que também foram amplamente divulgados pela mídia estatal. “Consolidaremos e fortaleceremos o dinamismo da recuperação econômica.”
Horas antes de Xi falar, o Gabinete Nacional de Estatísticas (DNE) publicou o seu inquérito mensal do Índice de Gestores de Compras (PMI, na sigla em inglês), que mostrou que a atividade industrial diminuiu em dezembro para o nível mais baixo em seis meses.
O PMI industrial oficial caiu para 49 no mês passado, abaixo dos 49,4 de novembro, de acordo com um comunicado do DNE.
Uma leitura do PMI acima de 50 indica expansão, enquanto qualquer leitura abaixo representa uma retração. Dezembro também marcou o terceiro mês consecutivo em que o PMI industrial contraiu.
*com informações CNN