A elevação dos rios da Alemanha, devido as fortes chuvas do período de inverno, atingiram, nesta quinta-feira (28/12), o zoológico e parque de diversões ao ar livre na Baixa Saxônia, o Serengeti Park que abriga 1.500 animais selvagens.
Os abrigos dos animais foram invadidos pela água, onde funcionários e trabalhadores dos serviços de emergência tentaram criar barragens improvisadas para proteger as áreas que ainda não haviam sido afetadas, informou uma porta-voz do zoológico.
Leia também:
Tubarão ataca e mata surfista de 15 anos, no sul da Austrália
VÍDEO: Onda forte na Califórnia ultrapassa a praia e fere oito pessoas
Com chuvas intensas durante o período do natal, que afetaram várias partes do leste e norte do país, transbordou o rio Meisse, próximo ao Serengeti Park e fez mais mais de 200 macacos serem reacomodados às pressas em uma área seca do parque, junto com alguns lêmures, cães-da-pradaria e suricatos.
O zoológico tem uma área de 220 hectares, o que equivale a cerca de 310 campos de futebol. Segundo a administração do parque, cerca de um terço disso está debaixo d’água.
A inundação ocorreu durante uma pausa de inverno do parque, quando as instalações ficaram fechadas ao público.
Mamíferos maiores
De acordo com as informações da porta-voz do parque, Asta Knoth, a situação da área do parque que abriga antílopes e girafas, além de alguns chalés para hóspedes está em observação. Embora a água já tenha chegado aos estábulos, o parque afirmou que não planejava mover esses animais.
“No momento, a água ainda está abaixo do topo de seus cascos. Podemos absorver isso com palha”, disse o porta-voz à agência de notícias dpa.
“Você tem que pensar muito antes de mover uma girafa. Não é algo livre de riscos,” explicou.
O parque teve que cortar temporariamente a eletricidade e recorrer a geradores de emergência para aquecer os estábulos e fornecer água potável, assim garantindo a saúde e o bem-estar de animais exóticos como elefantes, leões e girafas que vivem ali e não estão acostumados às baixas temperaturas.
*com informações DW