A bancada ruralista no Congresso promete se articular para derrubar os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que flexibiliza o acesso a agrotóxicos no país.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), criticou nesta quinta-feira (28/12) o veto presidencial ao projeto que acelera registro de agrotóxicos no Brasil. Segundo o deputado, o grupo tem votos suficientes para reverter a decisão presidencial.
“É um tema que tramitou por mais de 20 anos e teve aprovação quase que unânime. O presidente demonstra mais uma vez desrespeito total ao parlamento e predileção por jogar para suas bases e jogar para torcida do que cumprir com sua obrigação”, disse.
Leia mais:
Lei que flexibiliza registro de agrotóxicos é sancionada com vetos por Lula
PF amplia investigação a perfis nas redes após ameaças a Lula
O parlamentar afirmou ainda que a ideia do projeto é justamente modernizar e desburocratizar o acesso a produtos mais modernos, como já acontece nos Estados Unidos e na Europa.
“Teremos mais uma batalha. Vamos derrubar esses vetos, é óbvio. Temos condição de fazer isso assim como fizemos com o marco temporal das terras indígenas”, argumentou Lupion.
Segundo Lupion, o veto do mandatário pegou os congressistas de surpresa e já há articulação com os ruralistas que encabeçarão a ofensiva pela derrubada do veto, mesmo com o Congresso em recesso.