Responsável pela confecção do Caprichoso há mais de três décadas, o ex-tripa do boi, Marquinhos Azevedo, falceu na madrugada desta quinta-feira (28/12), no Hospital Jofre Cohen, em Parintins, interior do Amazonas.
O artista do boi azul teve um dia normal, o finalizando indo para o treino, de onde seguiu para a casa de Rei Azevedo, onde participou de uma roda de toadas. Ao retornar para casa, sentiu fortes dores no peito.
Marquinhos foi ao hospital, onde sofreu uma parada cardíaca. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas não obteve êxito.
Alexandre Azevedo, filho do ex-tripa do Caprichoso, usou as redes sociais para lamentar a partida precoce do pai. Alexandre recebeu do pai, desde 2017, a missão de conduzir o Touro Negro na arena do Bumbódromo.
“Eu te amo para sempre, pai”, escreveu.
Leia mais:
Boi Caprichoso anuncia tema para o Festival de Parintins 2024
Em nota emitida pelo Caprichoso, Marquinhos é descrito como quem “vestia o Boi Caprichoso como sua armadura; o seu jeito de dançar era único, singelo e nos emocionava. Dono de uma história de dedicação, amor e entrega, ele iniciou sua trajetória em 1986 como ajudante do mestre Jair Mendes”.
Ver essa foto no Instagram
Homenagens
Marquinhos tem recebido homenagens de artistas e políticos do Amazonas, além de torcedores dos bois Caprichoso e Garantido. As manifestações exaltam a contribuição do artista para com a cultura local.
“O artista deixa um legado de inovação e dedicação ao Festival de Parintins”, escreveu o governador Wilson Lima (UB), deixando votos de solidariedade aos familiares e amigos do ex-tripa.
Recebo com profundo pesar a notícia da morte do eterno tripa do boi Caprichoso, Marquinho Azevedo. O artista deixa um legado de inovação e dedicação ao festival de Parintins. Aos familiares e amigos, minha solidariedade e orações.
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) December 28, 2023
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa também divulgou nota de pesar sobre a morte do artista. Confira:
NOTA DE PESAR
É com profundo pesar que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa recebe a notícia do falecimento de Marcos da Silva Azevedo, o Marquinho, Tripa do Boi Caprichoso, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (28/12), no município de Parintins.
Marquinho dedicava seu talento ao boi-bumbá Caprichoso desde 1986. Em 1990, passou a ser o Tripa do Boi, revolucionando a evolução do bumbá na arena do bumbódromo. Fazia questão também de confeccionar o Touro Negro de pano.
Neste momento de grande consternação, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa manifesta seus sentimentos a todos os amigos e familiares de Marquinho, estendendo a solidariedade a toda a Nação Azul e Branca.
O velório de Marquinhos Azevedo está sendo realizado no Curral Zeca Xibelão, no Centro de Parintins.