Uma intensa tempestade que atingiu Catamarca, uma província do noroeste argentino, provocou uma avalanche no departamento de Pomán, que acabou por destruir uma ponte de pedestres, na segunda-feira (25/12), deixando a cidade de El Rincón isolada.
As imagens do deslizamento, causado pela rápida inundação do rio Ambato, na localidade de El Rincón, foram captadas por testemunhas da zona e viralizaram nas redes sociais.
A ponte havia sido inaugurada há pouco mais de um mês (3 de novembro) e liga a parte central de El Rincón ao bairro Lavanda. O arrastamento de materiais e pedras fez com que a ponte fosse destruída em questão de segundos.
Leia mais:
Lee Sun-kyun, ator do filme Parasita, é encontrado morto dentro de um carro
VÍDEO: Ucrânia destrói navio russo suspeito de transportar drones contra Kiev
Veja os vídeos:
Impresionante alud en la localidad de Rincón, Pomán #catamarca. pic.twitter.com/SCog6jXdJT
— Flavio Cassataro (@flaviocassa) December 25, 2023
Um caminhão que estava perto de uma casa também foi levado, mas felizmente não há vítimas a relatar ”, explicou o porta-voz municipal Ricardo Lescano sobre a tempestade que causou o isolamento da cidade.
“Segundos antes de a ponte ser arrancada, havia pessoas paradas na frente dela, observando a enchente. Foram momentos de grande preocupação. Os vizinhos auto-evacuaram-se, saíram pela estrada provincial 46, mas felizmente com o passar dos minutos a parte com maior caudal de água diminuiu. Neste momento a situação está controlada, já se encontram no local pessoal do Ministério da Segurança e Defesa Civil da província ”, acrescentou.
Segundo as informações do meteorologista Carlos Sotelo as chuvas na província do noroeste começaram por volta das 10h00 de segunda-feira (25/12), os primeiros 15 minutos registraram cerca de 40 milímetros de água.
“Parte do que deveria absorver o solo naturalmente, e devido a um caso de repetição em dias consecutivos de precipitação ele já está levemente saturado , fazendo com que ocorra esse tipo de transbordamento dos rios próximos à cidade”, avaliou.
De acordo com as informações do La Nacion, cerca de 600 pessoas ficaram isoladas durante 48 horas em Rincón, Catamarca, contudo nesta terça-feira (26/12), a água começou a baixar e as máquinas começaram a limpar o local afetado.
*com La Nacion