Em entrevista para o programa Manhã de Notícias, da Rádio Tiradentes, nesta quarta-feira (27/12), o governador Wilson Lima (União Brasil) confirmou a mexida no ‘tabuleiro político’ do Amazonas: o deputado Fausto Jr (UB) deve se licenciar do cargo na Câmara Federal para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
O governador justificou a decisão dentro de uma política nacional do partido em relação à política habitacional. Segundo Wilson, Fausto tem “trânsito político para trabalhar outros recursos para impulsionar a habitação no Estado”.
Com a chegada de Fausto ao secretariado de Wilson, naturalmente a vaga na Câmara deve ser ocupada por Pauderney Avelino, ex-secretário de Estado, com quem o governador vinha tendo alguns entraves judiciais acerca da condução local do União Brasil.
Wilson não comentou as ‘rusgas’ com Pauderney e disse que uma de suas funções em Brasília também será a de impulsionar a política habitacional amazonense.
Leia Mais:
Pauderney ‘silencia’ sobre possível volta para Câmara Federal
EXCLUSIVO: Capitão Alberto Neto revela que é pré-candidato à Prefeitura de Manaus em 2024
Apoio à prefeituráveis
O governador foi questionado se já definiu apoio a algum nome para a disputa ao cargo de prefeito de Manaus, em 2024. Wilson citou os deputados Roberto Cidade (UB) e Capitão Alberto Neto (PL) como nomes de sua base. No entanto, disse ser cedo para uma definição.
“Ainda é cedo para tratar destas questões. Ainda há questões partidárias a serem resolvidas neste fim de ano. No momento certo, vamos nos posicionar sobre”, disse o governador.
Para 2024
Wilson deu, ainda, uma prévia do que está por vir em 2024. Segundo ele, os objetivos são intensificar os Programas de Aquisição Alimentar (PAA) e Prato Cheio para combater a fome no Estado e também a geração de emprego e renda.
Já para janeiro, o governador disse que estão previstos entregas nas áreas de Segurança e Infraestrutura, além da entrega dos 192 apartamentos do Residencial Ozias Monteiro II e dos primeiros financiamentos do Amazonas Meu Lar, quando famílias receberão entre R$ 30 e R$ 35 mil para financiarem seus imóveis.