O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta segunda-feira (25/12), de um almoço de boas-vindas com repatriados da Faixa de Gaza, no Hotel de Trânsito da Base Aérea da capital federal.
Durante o almoço, Lula discursou e defendeu a criação de um Estado palestino e disse que vai continuar atuando junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para viabilizar a medida e garantir “que os povos possam viver em paz”.
Leia mais:
VÍDEO: Homem é agredido e desmaia em shopping de Goiânia
“Precisamos falar sobre a “responsabilização das plataformas”, diz Janja após recuperar conta
O presidente também disse que o Brasil continuará as negociações com Israel para conseguir resgatar brasileiros que ainda não voltaram ao país porque estão com parentes retidos na Faixa de Gaza.
“Quero dizer que a nossa diplomacia vai continuar conversando com a diplomacia de Israel para liberar as pessoas que ainda estão na Faixa de Gaza, os companheiros de vocês que querem vir para o Brasil. Enquanto tiver alguém na Faixa de Gaza querendo voltar para o Brasil, nós estaremos à disposição para buscar”, afirmou.
O terceiro grupo de pessoas trazidas do território palestino para o Brasil, composto por 16 brasileiros com dupla nacionalidade e 14 parentes palestinos desembarcou em Brasília na manhã de sábado (23/12).
A expectativa é de que Lula passe o feriado de Natal em Brasília e, na terça-feira (26/12), viaje para a Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro, onde deve ficar para o Réveillon.
*com informações Metrópoles e G1