O equipamento de monitoramento da Rede Nacional de Vigilância Vulcânica, registrou um aumento notável no tremor de fundo do vulcão Villarrica, na Cordilheira dos Andes, de acordo com o anuncio do Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin, na sigla em espanhol), no domingo (24/12).
As informações coletadas e analisadas pelo Observatório Vulcanológico dos Andes Meridionais, um nível médio de 2,4 µm/s foi alcançado em um intervalo de duas horas na estação de referência, o que está diretamente relacionado à dinâmica dos fluidos no vulcão.
Leia mais:
VÍDEO: Vulcão na Islândia entra em erupção
Ao comemorar 102 anos, idosa ganha festa com stripper de presente de aniversário
Tremores são terremotos que ocorrem em vulcões e estão associados ao movimento do magma.
“A análise baseada na rede de estações sísmicas mostra que este aumento está localizado próximo ao centro da caldeira”, acrescentou o órgão, indicando que o Alerta Técnico Amarelo se mantém.
Além disso, indicaram que o raio de impacto potencial de 500 metros em relação à cratera ativa é mantido.
Com 2.847 metros de altitude, o vulcão fica em La Araucania, está situado em uma área turística no sul do país, entre as regiões de La Araucanía e Los Ríos.
Em setembro, as autoridades emitiram o primeiro alerta (laranja), quando os relatos de atividade sísmica foram registrados.
Com informações CNN