A Polícia Militar, no decorrer da Operação “Guardiões dos Biomas”, atendeu, na madrugada de quinta-feira (21/12), a uma denúncia anônima que apontava a existência de um garimpo ilegal em uma propriedade rural no município de Conceição do Tocantins, na região Sudeste do estado. As equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) se deslocaram até o local e abordaram seis homens, com idades entre 34 e 63 anos, flagrados realizando extração de minérios sem autorização ambiental.
Durante as vistorias, os policiais ambientais encontraram uma série de itens, incluindo uma arma de fogo artesanal tipo espingarda (bate-bucha), uma espingarda Rossi calibre .32 com numeração ilegível, cartuchos intactos, uma carabina de pressão, motosserras, pólvora, chumbos, uma caderneta com anotações diárias da exploração, recipientes contendo mercúrio metálico, um artefato explosivo não especificado e aproximadamente seis gramas de ouro.
Os indivíduos foram conduzidos ao Distrito Policial de Arraias, onde foram apresentados ao Delegado de Plantão e autuados por crimes ambientais, porte ilegal de arma de fogo, posse de artefato explosivo e associação criminosa, ficando à disposição da justiça, juntamente com os objetos e equipamentos apreendidos.
Além das autuações criminais, foram realizados procedimentos administrativos pelos Patrulheiros Ambientais, resultando em multas no valor total de R$ 51.500,00. Também foi efetuado o embargo das atividades e da área degradada.
A Operação Guardiões dos Biomas, uma iniciativa do Sistema Único de Segurança Pública, é uma operação integrada permanente que visa combater o desmatamento ilegal, queimadas e incêndios florestais. Seu enfoque abrange três eixos: combate às queimadas e incêndios florestais, combate ao desmatamento ilegal e proteção de terras indígenas.