Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam boas notícias para o Amazonas em relação a vacinas: o estado, de modo geral, apresentou aumento da cobertura vacinal em 2023.
Os números se referem de janeiro a outubro de 2023, e são comparados com todo o ano de 2022.
De acordo com a Saúde, o Amazonas se destacou na vacinação de hepatite A, cujos números passaram de 71,4% em 2022 para 81,7% em 2023, o que representa um aumento de 10,3 pontos percentuais.
Leia mais:
Vacina contra a dengue é incorporada ao SUS
Brasil firma acordo com Argentina para produção de vacina
Também houve ampliação da cobertura da vacina DTP (difteria, tétano e coqueluche), que registrou 78,5% neste ano, em comparação com 67,6% no ano passado.
Os dados refletem uma tendência nacional de aumento nas coberturas vacinais: Oito vacinas recomendadas do calendário infantil apresentaram aumento.
Para as crianças com um ano de idade, os imunizantes contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose (sarampo, caxumba e rubéola) registraram crescimento. Também houve aumento na cobertura da vacina contra a febre amarela, indicada aos nove meses de idade.
A tendência no geral é de reversão da queda dos índices vacinais observadas no Brasil há cerca de 7 anos, mesmo sem a consolidação dos dados para todo o ano de 2023.
*Com informações de G1