A falta de comida é um dos casos mais urgentes aos inúmeros problemas pelos quais os milhares de palestinos em Gaza estão passando. Caminhões de auxílio humanitário estão conseguindo trazer apenas uma pequena fração do que é necessário e a distribuição é desigual por causa do caos da guerra.
Alguns veículos foram parados e saqueados por pessoas desesperadas por comida, e faixas do território devastado estão fora de alcance porque as vias de acesso ainda são campos de batalha ativos.
Leia mais:
Rússia multa o Google em US$ 50 mi por “informações falsas”
Manifestantes picham Embaixada da Argentina no Chile
Até em Rafah, onde tem uma passagem direta cruzando com o Egito pela qual a maioria dos caminhões com ajuda humanitária estão passando, a escassez de alimentos e água potável é tão severa que está causando doenças e fazendo com que as pessoas percam peso.
Uma médica local relatou que começou a ver as pessoas muito magras, perdendo peso, desidratadas e com anemia, o que as deixam mais suscetíveis a infecções no peito e problemas de pele. Bebês e crianças estão especialmente sob risco e o crescimento deles pode ser afetado.