A Nasa divulgou nesta semana uma nova imagem de Urano, produzida pelo telescópio espacial James Webb. A fotografia revela os anéis internos e externos do planeta e suas 27 luas de uma forma nunca antes vista.
O telescópio mostrou os comprimentos de onda infravermelha e diversos novos elementos em volta do planeta. Na imagem, foi possível observar uma cobertura sazonal de nuvens no polo norte de Urano, com uma calota branca e brilhante e uma faixa escura na parte inferior da calota.
Também foi possível identificar diversas tempestades brilhantes na fronteira sul da calota polar, que resultam nos efeitos sazonais e meteorológicos do planeta. De acordo com a NASA, essa calota fica mais proeminente quando esse polo aponta para o Sol, pois começa a receber mais incidência de luz solar.
Leia mais:
VÍDEO: NASA usa laser para transmitir vídeo a milhões de quilômetros da Terra
O próximo solstício de Urano vai ocorrer em 2028 e os astrônomos querem observar possíveis mudanças na estrutura dessas características recém observadas. O objetivo dos pesquisadores é tentar compreender as alterações meteorológicas.
A expectativa é que a análise mais apurada de Urano ajude na melhor compreensão do funcionamento de quase outros dois mil exoplanetas, que são planetas que orbitam outra estrela diferente do Sol.
Telescópio
O telescópio espacial James Webb, é um observatório de alta capacidade desenvolvido pela NASA, em cooperação com a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense. Ele foi construído com o objetivo de revolucionar os campos de estudos da astronomia.
A new look at Uranus 👀
@NASAWebb observed the unique planet in new detail, highlighting features such as rings, moons, storms, and a seasonal polar cap. Webb’s infrared vision and sensitivity expand on a version taken by the telescope earlier this year: https://t.co/de3EhIqvvJ pic.twitter.com/TRVQX1yuIc— NASA (@NASA) December 18, 2023