25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Após polêmica com Bolsonaro, TCU vai fiscalizar presentes recebidos por Lula

Publicado em:

- Anúncio -

O Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou nesta segunda, 18/12, que vai fiscalizar os presentes recebidos pelo presidente Lula (PT) em 2023. Usualmente, o órgão fiscaliza os presentes recebidos por um presidente ao final do seu mandato, não durante.

O ministro da corte, Augusto Nardes, acolheu pedido apresentado pela deputada bolsonarista Bia Kicis (PL-DF).

Nardes contrariou recomendação feita pela área técnica do TCU para arquivar o assunto. No texto da sua decisão, ele argumenta que, embora a recomendação seja para que o Tribunal avalie, “em finais de mandato”, os presentes recebidos pelo presidente da República, “isso não impede a realização imediata de solicitações do Congresso ou de suas Comissões Técnicas em virtude do mencionado trabalho rotineiro” da Corte de fiscalizar os bens recebidos pelo chefe de Estado.


Leia mais:

Wassef culpa Wajngarten por recompra de relógio no caso das joias que envolve Bolsonaro e Mauro Cid

Bolsonaro e Michelle ficam em silêncio em depoimento sobre joias


O objetivo da fiscalização é averiguar se o presidente incorporou ao seu acervo pessoal presentes que pertencem à União e são impessoais. O governo Lula ainda pode recorrer da decisão.

Este ano, a polêmica em torno dos presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve muita força. O TCU atualmente apura supostas irregularidades a questão, e investiga se Bolsonaro teria feito tentativas de incorporar ao seu acervo joias milionárias que tinham como destino o acervo da União.

No começo deste mês, a área técnica do Tribunal emitiu parecer recomendando que Bolsonaro devolva todos os presentes recebidos durante o seu mandato e que não foram registrados no acervo presidencial. Incluindo aí o polêmico conjunto de joias recebido da Arábia Saudita, avaliado em R$ 5,1 milhões: o governo do ex-presidente fez diversas tentativas de recuperar o material após ele ter sido apreendido pela Receita Federal. O conjunto de joias está atualmente sob custódia da Caixa Econômica Federal.

*Com informações de UOL

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -