25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Gonet toma posse como novo procurador da República: “Não buscamos holofotes”, diz

Publicado em:

- Anúncio -

Nesta segunda, 18/12, Paulo Gonet tomou posse como o novo procurador-geral da República. Em seu discurso durante a solenidade de posse em Brasília, ele falou que o Ministério Público é “corresponsável” pela preservação da democracia no país.

Gonet afirmou:

“Temos um passado a resgatar, um presente a nos dedicar e um futuro a preparar. O Ministério Público vive um momento crucial na cronologia da nossa República democrática. O instante é de reviver na instituição os altos valores constitucionais que inspiraram a sua concepção única na história e no direito comparado.

O Constituinte de 1988 nos situou como corresponsáveis pela preservação e fomento dos direitos fundamentais individuais e coletivos, dos direitos sociais, das liberdades públicas, da peleja em prol da igualdade e do progresso econômico ecologicamente sustentado. Somos corresponsáveis pela preservação da democracia […]”.


Leia mais:

CCJ do Senado aprova indicações de Flávio Dino e Paulo Gonet

Paulo Gonet sobre uniões homoafetivas: “não teria interesse em agir de modo contrário”


Ele também ressaltou a harmonia entre os órgãos da PGR e do Ministério Público. Gonet disse:

“É imperioso o bom funcionamento dos órgãos de coordenação e disciplina, para que a independência desatenta da unidade não resulte em momentos de cacofonia institucional, desmerecedores da nossa vocação superior.

No nosso agir técnico, não buscamos palco nem holofotes. Mas, com destemor, havemos de ser fiéis e completos, ao que nos delega o Constituinte e nos outorga o legislador democrático”.

Gonet foi indicado ao cargo pelo presidente Lula e foi aprovado em sabatina pelo Senado na semana passada. Além de buscar uma  pacificação entre “lavajatistas” e “antilavajatistas”, Gonet tem intenção de virar a página da gestão Aras, que criou atrito com os procuradores da Lava Jato e foi acusado de leniência com o governo Jair Bolsonaro.

Durante a cerimônia de posse, Lula também discursou. Ele falou sobre o que espera da conduta do novo procurador no cargo:

“A única coisa que eu peço a você, em nome do que você representará daqui pra frente na história do país, é que você só tenha uma preocupação: fazer com que a verdade, e somente a verdade, prevaleça acima de quaisquer outros interesses. Trabalhe com aquilo que o povo espera do MP. As acusações levianas não fortalecem a democracia, não fortalecem as instituições”.

Lula também cobrou que a PGR não ceda a pressões políticas ou da imprensa, e afirmou a importância de que o Ministério Público não pode “achar que todo político é corrupto”. Ele disse:

“Houve um momento em que aqui neste país as denúncias das manchetes de jornais falaram mais alto do que os autos dos processos. Muitas vezes. E, quando isso acontece, se negando a política, o que vem depois é sempre pior do que a política. Não existe a possibilidade de o MP achar que todo político é corrupto”.

*Com informações de G1

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
- Anúncio -