Rayssa Leal conquistou o vice-campeonato mundial de skate street, neste domingo (17/12), em Tóquio. A brasileira perdeu uma batalha contra Yumeka Oda, que se sagrou campeã e fez a festa da torcida local na capital japonesa. A disputa pelo título foi acirrada, Rayssa chegou a liderar a final, porém somou 261.90 pontos, enquanto Oda fez 265.75, ficando com o ouro. Nishiya Momiji, levou o bronze e Chloe Covell ficou em quarto.
A disputa com Yumeka Oda foi dura. A soma da pontuação de cada atleta foi feita com uma volta e duas manobras. Na série de voltas, Rayssa marcou 84.15 logo na primeira tentativa, mas Oda surpreendeu e assumiu a liderança na segunda volta, fazendo 84.22 pontos. Nas manobras, a brasileira começou pressionando e voltando ao topo com 86.84.
Leia mais:
Advogado piauiense Carlos Júnior se reúne com conselheiros federais da OAB em Brasília
Morre aos 77 anos o baterista original do AC/DC, Colin Burgess
E não parou por ai, Rayssa fez um flip seguido de tailslide e marcou 90.91, aumentando a pressão nas adversárias. Nesse momento, a japonesa precisava arriscar tudo para assumir o ranking e conseguiu acertar um feeble flip que rendeu 94.80 pontos, voltando para o primeiro lugar. Na última manobra, a brasileira foi com tudo, mas não conseguiu completar, fechando assim o pódio com o segundo lugar.
Dois anos e meio depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Rayssa voltou ao Japão e terminou em segundo lugar. A brasileira teve mais um ano ótimo e a medalha de prata fechou seu terceiro pódio em mundiais em 2023.
A atleta de 15 anos conquistou o primeiro mundial do ano em fevereiro, quando a World Skate realizou o a edição de 2022 e no início de dezembro ela se sagrou campeão do Super Crown, o mundial da SLS, principal liga de skate street.
*com informações do G1.