O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou na terça-feira, 12/12, no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, um plano de ação para o centro histórico da capital, com matriz de responsabilidades para dez secretarias e institutos municipais. O plano será um reforço para o programa Nosso Centro, que busca melhorar a qualidade de vida na região central da cidade.
O prefeito destacou:
“Temos executado muitas ações aqui no centro da cidade e agora anunciamos mais 24 ações. Algumas já estão acontecendo no centro de Manaus, para que a gente possa dinamizar o dia a dia, melhorar as condições aqui da Cidade de Manaus, em função de tudo aquilo que a gente tem trabalhado. Para vocês terem uma ideia, bem próximo aqui da gente, nós estamos com quatro obras. Primeiro, é o Largo, da Ilha de São Vicente, Casarão, Tiago de Mello, o Mirante, Lúcia Almeida e o Pier Turístico do Centro de Manaus”.
Leia mais:
Bancada do AM garante R$ 160 milhões para David Almeida utilizar em obras de infraestrutura
Venezuelanas são capturadas por aplicar “golpe do pix falso’ no Centro de Manaus
As ações envolvem soluções urbanísticas, operações para fomento a negócios, e melhorias de infraestrutura. Elas abrangerão diretamente dez secretarias, com coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). As pastas envolvidas são de Infraestrutura (Seminf); Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); Comunicação (Semcom); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); Limpeza Pública (Semulsp); Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); Fundação Manaus Solidária (FMS); Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Entre elas, estão recuperação de calçadas e recapeamento asfáltico em mais de 18 ruas e avenidas; sinalização viária e turística, desde hotéis a pontos turísticos; novos abrigos de ponto de ônibus; projeto e construção de banheiros públicos; padronização e identificação, com crachás, de vendedores informais; e melhoria na coleta de resíduos.
Também estão previstos patrulhamento ostensivo; projetos Feira Criativa e Memorial Basa; e as inaugurações das primeiras obras do “Nosso Centro”, com as devidas operações de funcionamento do mirante, casarão e largo.
A prefeitura já realizou um investimento na sinalização de algumas vias do Centro, incluindo as ruas Luiz Antony, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, 7 de Setembro, assim como a implantação de alguns semáforos novos também nessas vias. Além disso, o IMMU fará a revitalização da sinalização de algumas vias principais do comércio, como Eduardo Ribeiro, 24 de Maio e Saldanha Marinho, que complementarão as mudanças que serão realizadas no centro da cidade.