O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (12/12) durante uma reunião na Casa Branca com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que aprovou o repasse de mais US$ 200 milhões (R$ 989 milhões) em ajuda militar ao país.
O anúncio veio alertando que, caso o Congresso americano não aprove o pacote de ajuda para Ucrânia e Israel, o presidente russo, Vladimir Putin, terá “o maior presente de Natal”.
“O Congresso precisa aprovar um financiamento suplementar para a Ucrânia antes do intervalo de feriado, antes de dar a Putin o maior presente de Natal que poderiam lhe dar”, afirmou Biden.
Leia também:
Zelensky visita Casa Branca para conseguir apoio do Congresso na guerra contra a Rússia
VÍDEO: Temendo ataque, Putin viaja escoltado por caças russos
O presidente ucraniano se reuniu com Biden depois que de ter encontrado legisladores no Capitólio para pedir mais apoio para a Ucrânia na guerra contra a Rússia.
Biden afirmou a Zelensky que não quer que os ucranianos desistam e ressaltou que Putin quer atacar novamente as usinas de energia ucranianas para agravar a situação durante o inverno.
Esta é a terceira viagem de Zelensky a Washington desde o início da guerra. Em setembro, ele também foi aos EUA e se encontrou com Biden no Salão Oval.
*com informações CNN e Gazeta do Povo