A agência espacial Nasa está estudando métodos para buscar vida alienígena fora da Terra. Uma nova hipótese levantada tem ganhado força entre pesquisadores norte-americanos.
O fortalecimento foi feito em um workshop convocado pelo Escritório de Tecnologia Científica de Exploração Planetária (PESTO) da Nasa e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (CALTECH).
“No geral, a conclusão consensual dos participantes do workshop foi que este conceito de missão continua a ser viável, cientificamente convincente e a forma mais plausível a curto prazo de procurar diretamente vida num mundo oceânico. O potencial para a detecção direta de vida em outro mundo parece mais possível do que nunca”, afirmou a Nasa.
A ideia é usar um criobot para perfurar as densas camadas de gelo de duas luas, uma de Júpiter e outra em Saturno, e explorar possíveis oceanos que podem existir embaixo.
Leia mais:
Zelensky confirma presença na posse de Milei como novo presidente da Argentina
VÍDEO: Israel divulga imagens de rendição de supostos membros do Hamas
O que é criobot?
Criobot é uma sonda cilíndrica que usa o calor para derreter o gelo abaixo dela, a água derretida flui em torno do equipamento antes de ser congelada.
Essa técnica já é usada na Terra para explorar geleiras e mantos em gelo. Mas a principal dúvida é, se será possível usar criobot para perfurar camadas muito mais frias e espessas nas luas Europa e Encélado.
Europa é uma lua em Júpiter, e Encélado é uma lua de Saturno. Elas são cobertas por uma espessa camada de gelo e a NASA acredita que por baixo delas há mais água líquida do que em todos os oceanos da Terra juntos. Segundo a Nasa, será preciso desenvolver um sistema nuclear que consiga fazer o criobot derreter o gelo com eficiência.
Por fim, a Nasa também acredita que será necessário um forte sistema de comunicação capaz de transmitir dados apesar das condições externas que o criobot enfrentará. Há dúvidas se um cabo de fibra óptica, atualmente usado nos criobot terrestres, sobreviveria às camadas de gelo e os movimentos da sonda nas luas Europa e Encélado.