Alessandro Candeas, embaixador do Brasil na Palestina, informou nesta quarta-feira (6/12) que um grupo de 85 brasileiros e seus familiares se encontra no sul da Faixa de Gaza aguardando autorização para deixar o território pela passagem de Rafah.
“Conseguimos concentrar 85 brasileiros e familiares próximos em Rafah, retirando-os dos teatros de operações mais intensos de Khan Younes, Deir al Balah e do campo de refugiados de Nuseirat, e colocando-os muito próximos do passo de fronteira. Aguardamos apenas a autorização para a evacuação”, informou o embaixador.
Uma lista com mais de 100 nomes foi enviada a Israel e Egito, pelo governo brasileiro, para a repatriação, e aguardam a autorização da saída de Gaza pela passagem de Rafah.
Leia mais:
ONU ouve os relatos de violência cometidos pelo Hamas em sete de outubro contra mulheres
Novembro foi o mês mais quente já registrado na Terra, diz estudo climático
Ainda há brasileiros em outras partes de Gaza em imóveis. Todos seguem monitorados pela Representação do Brasil junto à Autoridade Palestina.
Segundo a analista Jussara Soares, a última versão da lista foi enviada na semana passada, já que seguir recebendo documentação para novos pedidos atrasaria o tramitação das repatriações.
*com informações CNN