A Região Sul do país voltará a receber fortes frentes frias neste fim de semana, e especialmente a partir deste domingo Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o forte calor, associado ao aumento da umidade e à passagem de uma frente fria, contribuirão para a formação de tempestades. A origem será na fronteira entre Rio Grande do Sul e o Uruguai, antes de um deslocamento em direção ao interior do estado gaúcho, e em partes de Santa Catarina e Paraná.
No estado gaúcho, a temperatura já começa a cair neste domingo, com a formação de uma frente fria, que também atinge parte de Santa Catarina, com instabilidades no clima. Temporais com ventos acima de 80km/h, queda de granizo e chuva forte, com foco nas áreas Centro-Sul do Rio Grande do Sul, o volume pode chegar a 100 milímetros.
A instabilidade, no entanto, deve se manter até a próxima quarta-feira (6/12), e o Oeste de Santa Catarina também deve receber grande volume de chuvas. Em seu sistema de alertas meteorológicos, o Inmet já disparou aviso de severidade, o segundo na escala do instituto.
Leia mais:
Cidade flutuante: maior navio do mundo terá 1,4 km de extensão
Beyoncé oferece bolsas para negros e indígenas empreenderem no Brasil
A medida eleva o número de municípios em situação de emergência ou calamidade pública devido aos riscos climáticos, segundo informações do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.
Nos últimos meses, o estado de Santa Catarina foi o que mais sofreu com temporais, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas, quatro mortas e provocaram estragos em 144 cidades. Já na última quarta-feira (29/11), o governo federal decretou estado de emergência em 36 cidades por risco de chuvas intensas, seca e enxurradas.