Nesta quarta-feira (29/11), uma aeronave militar americana, com oito pessoas a bordo, caiu na costa da ilha japonesa de Yakushima, no sul da província de Kagoshima, segundo as informações do porta-voz da Guarda Costeira do Japão. Ainda não há informações sobre como aconteceu o acidente e a situação dos passageiros.
O porta-voz declarou que a Guarda Costeira recebeu informações sobre o acidente por volta das 14h47 (horário local), acrescentando que a 10ª Sede Regional da Guarda Costeira enviou um barco patrulha e uma aeronave para a área do acidente.
A aeronave, que combina as funções de helicóptero e de um avião turboélice e pode decolar e pousar verticalmente, havia decolado da base aeronaval americana de Iwakuni, perto de Hiroshima (oeste do Japão), e seguia para a base militar de Okiwana, no sudoeste do arquipélago.
Numerosos acidentes
O modelo da aeronave, o Bell-Boeing V-22 Osprey, produzido em conjunto pela fabricante de aviões americana Boeing e pela empresa especializada em helicópteros Bell, provoca polêmica devido a vários acidentes fatais desde o início de sua operação, em 1989.
Em Agosto deste ano, três fuzileiros navais dos EUA foram mortos e vários outros ficaram gravemente feridos depois de um Osprey ter caído durante exercícios militares na Austrália.
Em 2022, cinco fuzileiros navais dos EUA morreram depois que seu avião MV-22B Osprey caiu durante uma missão de treinamento perto de Glamis, na Califórnia. No mesmo ano, quatro militares dos EUA morreram quando o seu Osprey caiu durante exercícios de treino da Otan na Noruega.
*com informações da CNN Brasil e Carta Capital