No domingo (26/11), 39 prisioneiros palestinos foram liberados pelo governo do Israel, em cumprimento ao acordo de cessar-fogo de quatro dias e troca reféns com o grupo extremista do Hamas. A informação foi confirmada pela agência de notícias Al Jazeera.
De acordo com a agência de notícias estatal palestina Wafa, o grupo libertado no domingo (26/11) é formado por adolescentes do sexo masculino.
Leia mais:
VÍDEO: Premier de Israel diz que volta a atacar Gaza assim que o cessar-fogo terminar
Vulcão Etna cospe lava no céu noturno da Itália
As Forças de Defesa de Israel (FDI) também confirmaram no domingo (26/11) terem recebido informações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que 14 israelenses e 3 estrangeiros foram libertados pelo Hamas.
Segundo o site Metrópoles, nesse grupo ainda há um cidadão que tem nacionalidade russa e israelense, que o Hamas libertou a partir da intervenção do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Os mediadores da trégua, Egito e Catar, já haviam adiantado a quantidade de prisioneiros a serem libertados.
Quem são os reféns
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou a identidades dos 14 israelenses libertados. Confira:
- Avigail Idan, 4 anos;
- Alma Avraham, 84;
- Aviva Adrienne Siegel, 62;
- Ron Krivoi, 25;
- Hagar Brodetz, 40;
- Ofri Brodetz, 10;
- Yuval Brodetz, 8;
- Oriya Brodetz, 4;
- Chen Goldstein-Almog, 48;
- Agam Goldstein-Almog, 17;
- Gal Goldstein-Almog, 11;
- Tal Goldstein-Almog, 8;
- Dafna Elyakim, 15;
- Ela Elyakim, 8;
Avigail Idan, de 4 anos, tem cidadania tanto israelense quanto americana, foi reconhecida por sua tia-avó Elizabeth Hirsh Naftali, como a refém do Hamas. A criança viu os próprios pais serem assassinados pelo Hamas nos ataques em sete de outubro quando foi levada como refém.
*Com informações Metrópoles