A Irlanda amanheceu esta sexta, 24/11, com um herói nas capas dos jornais: o brasileiro Caio Benício, de 43 anos, que mora em Dublin, a capital do país, e trabalha como entregador. Na quinta, ele conseguiu conter um homem que esfaqueou 3 crianças e 2 adultos na porta de uma escola no centro da cidade.
De acordo com a imprensa local, Caio impediu que a tragédia fosse ainda maior. Ele disse à imprensa:
“Eu trabalho de delivery aqui, eu estava passando em frente a uma escola quando eu vi uma briga na calçada. Eu achei, a princípio, que fosse uma briga normal com um homem e uma mulher. Depois eu fiquei sabendo que ela era professora da escola. Eles estavam brigando e puxando uma garotinha”.
Em áudio compartilhado com amigos no WhatsApp, Caio falou sobre como ocorreu a ação:
“Quando eu vi a faca, joguei a moto no chão e fui pra cima do cara que estava esfaqueando a criança de 5 anos no peito. Nem pensei em nada, tirei meu capacete, dei uma porrada na cabeça dele e derrubei o cara”.
Leia mais:
VÍDEO: Ataque com faca na Irlanda deixa cinco pessoas feridas; três eram crianças
Protestos tomam conta de Dublin após crianças serem esfaqueadas
O ataque à escola foi o estopim para uma série de protestos em Dublin. Após o incidente, um protesto contra imigrantes eclodiu na cidade, com cerca de 500 pessoas ganhando as ruas – trata-se do mais violento protesto visto em décadas na capital irlandesa. O homem que atacou a escola e foi derrubado por Caio seria estrangeiro.
34 pessoas foram presas, e um ônibus e um carro da polícia foram queimados durante os protestos.
As vítimas do ataque estão internadas em hospitais de Dublin. O agressor foi detido. Em nota, o governo irlandês disse que não considera o crime como ato terrorista neste momento, mas as investigações prosseguem.
Caio Benício se mudou para a Irlanda há um ano, em busca de melhores condições de vida para a família. Ele tem dois filhos e tinha um restaurante em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, que pegou fogo há três anos.
O brasileiro concluiu:
“Na hora você não tem muito tempo para pensar. As pessoas perguntam e dizem que é ato de bravura, de coragem. Mas quando você vê um homem com uma faca e uma garotinha muito pequena, você não tem tempo para pensar. Age por instinto. Eu agi por instinto. Joguei a moto no chão e fui para cima”.
A atitude do brasileiro foi elogiada até pelo lutador de MMA Conor McGregor, que postou no X, ex-Twitter:
The working man is the real hero! Bravo our Brazilian brother in Ireland, working hard, earning a living, and contributing to Irish society! This is it! We love, appreciate and respect you greatly! Thank you so much Caio Benicio! You are forever free to eat at my establishment,… https://t.co/orqQ70N4MB
— Conor McGregor (@TheNotoriousMMA) November 23, 2023
“O trabalhador é o verdadeiro herói! Bravo nosso irmão brasileiro na Irlanda, trabalhando duro, ganhando a vida e contribuindo com a sociedade irlandesa! É isso! Nós amamos, apreciamos e respeitamos muito você! Muito obrigado Caio Benício!”.
*Com informações de G1 e UOL.