Um procedimento inédito na França, de laringe, fez uma mulher, conhecida como Karine, de 49 anos, voltar a se comunicar após ter perdido a capacidade de fala desde 1996. O transplante de laringe foi realizado há seis meses, e desde o dia 26 de outubro ela se recupera em casa.
Após décadas recorrendo a outras formas de comunicação, agora Karine aparece falando, ainda que pareçam sussurros roucos, mas que deverão melhorar com as sessões com fonoaudiólogas e a reabilitação.
De acordo com o médico responsável pela cirurgia, Philippe Céruse, chefe do departamento de otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial do hospital da Cruz Vermelha, somente será possível avaliar o nível de recuperação da voz da paciente após o primeiro ano da cirurgia. Nesse período, é esperado que Karine ainda recupere cada vez mais a voz.
Veja o vídeo:
Leia também:
Ator do personagem Kiko, da série Chaves, é diagnosticado com câncer de próstata
Ex-nora de fundador do Hamas é procurada por sua família brasileira, em Gaza
Foram 27 horas de cirurgia, sendo 10 horas apenas para a remoção da laringe antiga e mais 17 horas para o transplante do órgão novo. A operação foi iniciada no dia 2 de setembro e encerrada no dia seguinte.
A paciente se diz satisfeita com os resultados, mesmo com as rotinas intensas, com várias sessões de reeducação das cordas vocais, da respiração e da capacidade de deglutição.
“Eu queria fazer um transplante, há cerca de dez anos, para voltar à vida normal, para realizar atividades com os meus filhos, para poder me comunicar, para ser independente”, explica Karine sobre o que a levou a participar desta iniciativa.
*com informações Canaltech