O município de Araçuaí (MG), distante 678 km de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha, registrou o dia mais quente no histórico de medições do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foi neste domingo, 19: a temperatura na cidade com 34.297 habitantes alcançou, neste dia, impressionantes 44,8ºC.
O recorde anterior tinha sido registrado no dia 21 de novembro de 2005, em Bom Jesus (PI), distante 632 km ao Sul de Teresina, quando a máxima foi de 44,7°C.
Nos últimos dias, várias regiões do país foram assoladas por uma extrema onda de calor. Ela começou a se dissipar no final da semana.
Leia mais:
Calor aumenta preço de alimentos e eletrônicos no Brasil
VÍDEO: Mãe quebra vidro de ônibus após filho passar mal por calor, no RJ
A previsão do tempo para esta semana aponta para um início de temperaturas mais baixas em relação ao calorão que atingiu o Brasil. São esperadas chuvas nos próximos dias. Nesta segunda-feira (20), espera-se que as chuvas caiam fortes em todo o Centro-Sul.
Também deve ocorrer maior estabilidade na região Sul graças à influência de uma massa de ar seco: Isso deverá fazer com que o tempo fique firme após dias de chuva, enchentes e muitos estragos.
No meio da semana, porém, os termômetros já vão indicar nova subida pelas capitais em todo o país.
De acordo com o Inmet, sobre o Norte e o Nordeste do país, as temperaturas continuarão quentes no começo da semana principalmente na região da Amazônia e no interior nordestino, e com tendência de estabilidade na maioria das cidades do litoral nordestino, com números pouco acima de 30°C nas máximas.