As chuvas deste último fim de semana no Sul do país deixaram rastro de destruição e morte, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em cada um desses estados, quatro pessoas perderam a vida.
Segundo dados divulgados nesta segunda, 20/11, mais de 8 mil pessoas estão desabrigadas nos dois estados.
No Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil, 138 municípios reportaram danos e ocorrências, com 63 pessoas feridas e 2.653 desabrigadas. Além disso, 7.527 tiveram de ser desalojadas para evitar outros desastres.
194 mil pessoas foram afetadas no total pelas chuvas e seus impactos. As mortes contabilizadas no estado são de uma mulher em Giruá, duas em Gramado e um homem em Vila Flores.
Leia mais:
VÍDEOS: Temporais em Santa Catarina deixam dois mortos, enchentes e estragos
Seis pessoas morrem em São Paulo em decorrência de chuvas
Já em Santa Catarina, que já vinha sofrendo com os efeitos de chuvas fortes há vários dias, o mais recente boletim da Defesa Civil do estado informa que quatro pessoas morreram neste fim de semana e 5,8 mil estão desabrigadas pelas chuvas. O governo do Estado espera lançar ainda nesta segunda uma chave Pix oficial para receber doações. No estado, 71 cidades estão em situação de emergência.
O governador do estado, Jorginho Mello (PL) sobrevoou alguns desses municípios ainda pelo domingo (19/11), e afirmou:
“Dinheiro, a gente vai atrás. Com a ajuda dos Poderes, vamos constituir um fundo permanente, e vou conversar com o governo federal. Queremos saber o que já veio de recursos e o que virá de fato para as prefeituras”.
A previsão para esta segunda é de uma trégua nas chuvas, porém espera-se que entre terça (21/11) e quinta-feira (23/11), as condições de tempo se agravem mais nos municípios já afetados pela chuva, segundo o site Climatempo e a Defesa Civil de Santa Catarina.
Veja como uma rua do bairro Canoas no Rio do Sul/SC ficou nas últimas horas. Vídeo:
Em Roca Sales, no Rio Grade do Sul, Bombeiros voluntários caíram na água durante resgate. Veja abaixo: