O ser humano quando tem bebê, um dos principais objetivos é protegê-lo. No mundo animal não é diferente. E na região amazônica, existe um peixe que tem um cuidado extra e que, de certa forma, “come” seus filhotes.
Saiba mais:
VÍDEO: Moradores de Tefé filmam boto e peixes mortos em lago devido à seca
Calma, na verdade, coloca os pequenos em sua boca como forma de proteção. Esse peixe é o aruanã (Osteoglossum bicirrhosum). Aliás, a atividade de proteção de filhotes faz parte da rotina na vida do papai Aruanã.
Guardar os ovos e filhotes na boca é uma atividad desenvolvida pelo macho que, durante este período, fica sem se alimentar e, constantemente vai à superfície para captar oxigênio para os ovos. Veja:
De acordo com o veterinário Atilio Sersun Calefi, conhecido nas redes sociais como ‘veterinário selvagem’, o fato de colocar os filhotes na boca tem uma boa explicação.
“O aruanã mantém os filhotes dentro da sua boca para evitar predação, principalmente nessas fases iniciais. É uma característica que vemos em diversos peixes. Mas existe algo que chama a atenção nesses filhotes. Se vocês prestarem atenção, tem umas bolihas amarelas vinculadas a eles. Essa bolinha amarela é o saco vitelínico. Nós encontramos isso em peixes, aves, répteis e mamíferos”.
Veja a explicação do veterinário selvagem no vídeo abaixo: